Os Cinco Princípios do Reiki

julho 6, 2012

 
Nosso corpo físico é um mapa exato de como anda nossa mente, nossos pensamentos. Não é demagogia nenhuma o ditado que diz “mente sã corpo são”. Realmente nosso corpo manifesta aquilo que mais enraíza nosso interior (mente e subconsciente). Hoje em dia, cada vez mais, são realizados estudos confirmando que grande parte dos desequilíbrios e doenças são causados pela forma como o indivíduo se porta perante a vida. A somatização, acaba fazendo com que a energia que percorre nosso corpo esteja em desequilíbrio e conseqüentemente, nosso corpo adoece. È o que temos ouvido hoje como doenças psicossomáticas.
 
Por isso, é de suma importância, em qualquer tratamento, e antes de mais nada, estar com a mente equilibrada; só assim, os resultados esperados são conseguidos. Do contrário, o desequilíbrio se mantém e a melhora não é atingida prontamente ou então acaba sendo mascarada. Sabe quando você adoece, toma seus remédios, melhora, mas dali a algum tempo os sintomas voltam a se manifestar? Se a mente, o padrão mental, não volta ao equilíbrio, o desajuste ou desequilíbrio energético não consegue ser totalmente sanado e então os sintomas de doença voltam a nos incomodar, para nos dar um alerta de que algo precisa ser mudado, arrumado. Vale ressaltar que isso cabe não apenas ao nosso corpo e organismo, mas também às emoções, às nossas ações diárias, aliás, bons pensamentos geram ações, decisões mais acertadas. Um padrão mental positivo influi positivamente na vida de maneira geral.
 
E sabendo disso, Mikau Usui, o redescobridor e quem nos apresentou o reiki, percebeu que para uma melhora mais eficaz e um melhor aproveitamento da energia reiki, era necessário cuidar não apenas do corpo, mas principalmente da mente das pessoas, pois era a mente a maior responsável pelo corpo saudável. Usando então, o poema do Imperador Meiji, Usui começou a difundir alguns conceitos de equilíbrio interior, o que chamamos de cinco princípios do reiki.
 
Estar atento sobre estes princípios é iniciar uma qualidade de vida melhor. É estar com uma mente mais equilibrada e assim, oferecer ao corpo a base necessária para que ele funcione corretamente. Dessa forma, para quem recebe o reiki a distância, a energia flui melhor, os resultados são mais rapidamente processados e o corpo mostra esses resultados mais rapidamente.
Os cinco princípios são:
Só por hoje
Não se zangue
Não se preocupe
Agradeça
Dedique-se ao trabalho
Seja gentil com as pessoas
 
Por que inicar com “só por hoje”? porque a cada dia esse passo deve ser dado, a cada dia relembrado. Um dia de cada vez. Mentalize esses princípios ao longo dia, e com certeza, seu dia fluirá melhor.

 
Há muitas versões dos cinco princípios, pois dentro dessa temática, a mensagem pode ser difundida de vários modos. Há uma que gostaria de mostrar a vocês. É o Jinki do Reiki:
 
“Observe ao longo do dia, com todo afinco, o aparecimento da raiva, então olhe mais fundo por sua verdadeira causa. Observe sua mente ao longo do dia pelo aparecimento de preocupação e incansavelmente, olhe mais fundo para suas raízes.
Esteja atento, em cada momento do dia, apreciando o dom da vida, encontre o meio de sustento correto para você e seja honesto em seu trabalho. Em seu dia, a medida em que aprecia a vida, seja agradável consigo e com todos os seres. Sua mente e seu corpo irão verdadeiramente transformar-se…”
 
Faça o teste por alguns dias. Você rapidamente verá que sua vida fluirá melhor, que as situações serão mais agradáveis e suas decisões serão mais assertivas. E além de tudo: seu corpo agradecerá!
 

Chame-nos no Whatsapp !