Ainda não é cadastrado?

Cadastre-se aqui
Siga-nos no Twitter
Caminhos do Tarô no Instagram
Caminhos do Tarô no Facebook
Horário de atendimento Segunda à Sexta das 10 às 24h | Sáb., Dom. e Feriados das 15 às 24h

SAGRADO FEMININO – DEUSA DONZELA

284364_146896382057160_3907151_aNo dia quatro de setembro, celebramos o Dia da Deusa.

Mas o que isso quer dizer?

Recentemente, muitas mulheres tem buscado retomar o contato com o seu Sagrado Feminino.

Essa energia tem sido silenciada por muitas sociedades nos ultimos seculos. Mas o mundo ja foi mais feminino;muitos povos antigos cultuavam deusas nos tempos antes de cristo.

A mais antiga que se tem noticia e  a Venus de Willendorf, que remonta aos tempos da cavernas. E uma estatua representando uma mulher gravida, ventre redondo e seios fartos, um simbolo de vida e fertilidade.

Os gregos, os romanos,os celtas,muitos povos africanos, todos eles cultuavam deusas.

O mito de cada uma delas e diferente, mas ha um aspecto que cerca o Sagrado Feminino de uma forma geral: ele abarca as tres fases da vida das mulheres- donzela, mae e ancia.

Nesse artigo, nos debruçaremos sobre o mito da Deusa Donzela.

Primeiro, e preciso esclarecer que “donzela”, aqui, nao tem o significado tradicional, de “virgem”, mulher que nao teve relaçoes sexuais. A Donzela e uma mulher que pertence apenas a si mesma. Nao tem companheiro, companheira, filhos. E jovem, tem vigor e entusiasmo, esta no auge de suas paixoes.

Ela e a mulher que inicia uma carreira. Que descobre sua independencia e capacidade. Que luta por seu lugar ao sol. Que viaja pelo mundo sozinha, sem medo de explorar lugares desconhecidos e experimentar coisas novas. Que descobre sua seualidade, sua personalidade, que busca seus sonhos.

Ela e a Lua crescente, a Primavera, o inicio, o desabrochar. Nao tem o amor da mae nem a sabedoria da ancia, mas exuberancia, ela tem de sobra!

Alguns exemplos de deusas donzelas sao Artemis, do panteao grego (forte e independente), Persefone (inocente e de coraçao ainda nao tocado pelo mor), Bast (que e egipcia). Podemos ver traços desse aspecto do sagrado feminino tambem em orixas das religioes de matriz africana: Iansa e uma otima represesentaçao da Donzela, trazendo ventos e tempestades!

Ate mesmo no cristianismo, que baniu de seus altares a maior parte da presença do Sagrado Feminino, tem em Maria uma versao da deusa-afinal ela e virgem, mae e ancia. A Nossa Senhora da Conceicao tem muito em comum com as deusas donzelas- uma Maria jovem, cheia de graça e iniciando sua jornada , sua missao.

Todas as mulheres, nao importa a idade, tem um pouco da Donzela dentro de si. Busque a sua Donzela interior quando estiver precisando de energia, entusiasmo,criatividade,  “aquele” empurrao num novo projeto….

Por outro lado, se estiver com a Donzela “forte demais” (agindo de forma impulsiva, sendo muito passional, ou tendo dificuldades em reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda…) tente equilibrar essa energia com as outras faces da Deusa (Mae e Ancia).

Finalizo com um pequeno ritual para “acessar” sua Donzela interior.

Deve ser feito no primeiro dia da lua crescente. Leia a respeito das características dessa manifestação da Grande Mãe e escolha um dos nomes da Deusa com o qual você se identifica mais.

Aradia, .Artemis, Athena, A Donzela do Milho,

Britomartis, Callisto, Chioris, Diana, Eos, Eostre, Flora,

Hebe, Hina, Kore, Macha, Ninlil, Oyá, Oxum, Iansa, Pele,

Perséfone, Skuld, Xochiquetzal

Prepare um pequeno altar com uma vela branca, incenso de lótus ou jasmim, algumas folhas de artemísia, um pratinho com brotos e um cálice com água de fonte. Tome um banho de harmonização com chá de Artemísia e nove gotas de essência de lavanda. Imagine a água retirando todo o desânimo, estagnação e negatividade, lhe trazendo renovação e um novo vigor. Ao sair do banho, afirme com convicção: “Sou a Donzela, linda,  jovem, revigorada e renovada”. Vista algo que a faça sentir-se jovem e livre, enfeite seu cabelo com flores, dance diante o altar, imaginando-se junto com outras jovens, celebrando a Deusa,

Acenda a vela e o incenso, afirmando: “Com esta vela eu avivo o espírito da Donzela dentro de mim”. Toque um gongo ou sino e medite um pouco, olhando para o fino aro prateado da lua crescente. Invoque a Deusa dizendo: “Linda Deusa Donzela, caçadora livre e indômita, eu a chamo agora. Preciso de sua orientação para meu crescimento espiritual. Necessito também de sua ajuda para este meu projeto … (descreva-o). Desejo de todo meu coração realizar esse propósito de maneira positiva. Se não for para meu bem maior, revele-me qual a melhor direção a seguir e qual objetivo devo aspirar. Espero por sua proteção, orientação e ajuda”.

Fiquem todos com a renovaçao que  Dozela traz.

Bessed be!

 

Escrito pela taróloga Ceres


Os comentários estão encerrados.

Consultas por telefone
Rio de Janeiro - (21) 3005-3418
São Paulo - (11) 2626-3864
Santos - (13) 4062-0111
Belo Horizonte - (31) 2626-1217
Curitiba - (41) 2626-1109
Porto Alegre - (51) 2626-0016
Brasília - (61) 4062-0046
Salvador - (71) 2626-1206
Campinas - (19) 4062-0088
Termos e condições de uso
Política de Privacidade

Copyright © 2010 / 2012
Caminhos do Tarô

Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi | Design com Conteúdo