Ainda não é cadastrado?

Cadastre-se aqui
Siga-nos no Twitter
Caminhos do Tarô no Instagram
Caminhos do Tarô no Facebook
Horário de atendimento Segunda à Sexta das 10 às 24h | Sáb., Dom. e Feriados das 15 às 24h

A DEUSA MÃE – SAGRADO FEMININO

Deusa MãeCom a entrada do Verão, no dia 21 de dezembro, nos aproximamos da energia da Deusa Mãe.

No outono, a Anciã colheu os frutos que alimentaram a todos. No inverno, toda a Terra se recolheu, para a renovação da Vida. Na primavera, com o verde retornando, a Donzela semeou os campos. Agora, chegado o verão, e o momento da fertilidade e da abundancia!

O Sagrado Feminino se mostra fecundado. Seu símbolo e o ventre gravido da Mãe.

A Mãe gera e nutre, e não cobra nada em troca. O alimento para o Outono esta ganhando forças agora, sob o calor do Sol.

Toda mulher tem dentro de si as três faces da Deusa: a Donzela, a Mãe e a Anciã.

A Donzela e a que inicia, a força que impulsiona, o entusiasmo. A Mãe gera, a Mãe nutre, a Mãe acolhe os filhos no ventre e os alimenta com seus seios , com seu leite. A Mãe acolhe as dores de todos em seu colo generoso.

Mesmo as mulheres que nunca passaram pela experiência da maternidade ou da gravidez conhecem esse poder. Toda mulher e uma nutriz; de seus filhos, sua família, de seus projetos,e principalmente de si mesma.

Há milênios a tarefa de alimentar tem sido preferencialmente das mulheres, mesmo em sociedades matriarcais. Nosso corpo e nosso espirito são capazes disso. Podemos usar essa força a nosso favor.

A imagem mais antiga da Deusa Mãe e a Vênus de Willendorf, que remonta aos tempos da cavernas. E uma estatua representando uma mulher gravida, ventre redondo e seios fartos, um símbolo de vida e fertilidade.

Ela é a mulher que tem segurança e autoridade para se afirmar profissionalmente. Já não e mais a Donzela inciante! Tem as rédeas de sua vida e de seus filhos. Tem dentro de si o Amor necessário para lidar com tudo e todos. Ela é a mulher que cuida, porque já sabe cuidar de si mesma. E a que gera e da a luz o que quiser: filhos, projetos, ideias, realizações. A que se doa integralmente aquilo que acredita. E faz acontecer!

Ela e a Lua cheia, o verão, o auge, a concretização. Não tem o entusiasmo da Donzela nem a sabedoria da Anciã, mas tem força para si mesma e para os filhos. Ela literalmente da Vida a tudo.

Alguns exemplos de deusas Mães são Deméter (grega, que se sacrifica por sua filha Perséfone) , Gaia (que gerou toda a vida do planeta), Isis (egípcia, que curou seu filho Hórus) .

isis

Isis

Podemos ver traços desse aspecto do sagrado feminino também em orixás das religiões de matriz africana:iemanjaIemanjá, com seus longos cabelos oceânicos, Amor tao grande quanto o mar, e uma linda visão da Deusa Mãe.

pietaMaria, a Mãe de Jesus, tem muito em comum com a Deusa Mãe. Temos a Nossa Senhora do Bom Parto, que abençoa mulheres no momento de dar a luz; temos centenas de representações Dela com seu Filho nos braços, e ate mesmo ao seio. Há também uma imagem muito famosa de Maria amparando Jesus na hora de sua morte, porque uma Mãe jamais se afasta de seus filhos.

E não e isso que pedimos a ela na famosa oração que leva seu nome?

Todas as mulheres, tendo filhos ou não, tem a Mãe dentro de si. Busque-a quando estiver precisando de força, capacidade de gerar, nutrir, fazer algo crescer.

Cuidado, no entanto com o extremo da energia da Mãe: o excesso de doação! Se você se doa demais aos seus “filhos” , não terá alimento suficiente para si mesma. Lembre-se sempre de ser sua própria Mãe também!

E não se esqueça que filhos (humanos ou não…) são criados para o mundo. Uma vez gerados, alimentados e orientados, eles seguem seu caminho. Conheça o momento de deixar as coisas seguirem por si só.

RITUAL

Sugerimos um pequeno ritual para “acessar” sua força de Deusa Mãe. Isso pode ser feito quando você sentir que e necessário “dar a luz” a algo: um projeto, um novo emprego, uma viagem, uma mudança na família….

Pegue uma casca de ovo vazia (ou esculpa esse formato em argila). Encha com um pouco de terra e plante uma semente da sua escolha em uma noite de Lua Nova. Mentalize as seguintes palavras: “Plantarei as sementes do meu sonho na terra fértil da minha imaginação e aguardarei uma colheita de Amor, Criatividade e Harmonia” . Mantenha o ovo em um lugar aconchegante de sua casa e aguarde a Mãe lhe mostrar seus dons.

Fiquem todos com a força e generosidade da Mãe.

Blessed be!

Escrito pela taróloga Ceres


Os comentários estão encerrados.

Consultas por telefone
Rio de Janeiro - (21) 3005-3418
São Paulo - (11) 2626-3864
Santos - (13) 4062-0111
Belo Horizonte - (31) 2626-1217
Curitiba - (41) 2626-1109
Porto Alegre - (51) 2626-0016
Brasília - (61) 4062-0046
Salvador - (71) 2626-1206
Campinas - (19) 4062-0088
Termos e condições de uso
Política de Privacidade

Copyright © 2010 / 2012
Caminhos do Tarô

Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi | Design com Conteúdo